sábado, 2 de janeiro de 2016

Diretas Já!


                                                              
                                                       Legenda: Autor: Leo Santana
                                                                  Data: 2004
                                                      Local: Praça Carlos Chagas
                       Fonte: Foto arquivo pessoal   
                                                                                                   
            Monumento em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves, o ex-deputado Ulisses Guimarães e o ex-senador Teotônio Vilela erguido em comemoração aos 20 anos do movimento “Diretas Já!”, em Minas Gerais. Conforme esclarece Teixeira,
os três políticos foram os principais líderes da campanha por eleições diretas para presidente da República durante o processo brasileiro de redemocratização. A partir da chamada emenda das diretas, uma emenda constitucional apresentada por Dante de Oliveira, em 1983, iniciou-se a campanha, Diretas Já! A população frustrada com o modelo de desenvolvimento econômico e o tipo de Estado a ele associado, aderiu às ruas. Contudo nem os megacomícios realizados nas principais cidades do País impediram a derrota da emenda em 1984. Porém o debate democrático foi recolocado no centro da vida nacional. Tanto que o candidato sustentado pelo governo, Paulo Malluf, não sobreviveu ao colégio eleitoral, que indicou Tancredo Neves para presidente. Instalada na Praça Carlos Chagas, em frente à Assembleia Legislativa, a obra é formada por três esculturas em bronze produzidas por Leo Santana, pesando aproximadamente 200 quilos cada, uma imagem reconstruída por três líderes políticos em ação. (TEIXERA 2008, p. 91).


O grupo escultórico é concebido pelo estilo tradicional, pois acentua o carácter comemorativo  e figurativo das obras sob pequenos pedestais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário