sábado, 2 de janeiro de 2016

Encontro Marcado

                                                       


                                                                  Legenda: Autor: Leo Santana
                            Data: 2005
                                               Local: em frente a biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
                                                                       Fonte: Foto arquivo pessoal
        
Encontro Marcado é uma obra composta pelas representações dos escritores mineiros Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino, conhecida como os quatro cavaleiros do apocalipse, eternizados em estátuas de bronze em tamanho natural.
A obra leva o título do mais famoso livro de Fernando Sabino (1922-1992) em frente a Paulo Mendes Campos (1922-1991) e Hélio Pelegrino (1924-1988), o único sem livro nas mãos. Teixeira esclarece sobre a ideia do autor Leo Santana:
- a ideia representada na obra é tirar os escritores de um pedestal e entregá-lo ao povo busquei (SIC) a imagem dos outros autores consagrados, já com seus 50 anos de idade. Os representei (SIC) com naturalidade, sem pedestais, para que haja interação com as pessoas que passam na praça. Quero que jovens, crianças e pessoas de todas as idades sentem-se (SIC) ao lado deles, conversem e queiram saber quem são (TEIXERA, 2006 p. 65).

O Encontro Marcado antes de ser fixado no novo local, foi instalado pelo Governo do Estado no complexo arquitetônico da Praça da Liberdade – entre a antiga Secretaria de Educação e o anexo da Biblioteca Pública, na Praça Carlos Drummond de Andrade.
A transferência dos quatro amigos e seu tradicional banco de praça para a frente da Biblioteca decorre das transformações que estão acontecendo na região para a implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade[1].
O grupo de formas figurativas e livres de suas bases compõe o espaço e convida à interação com observadores. As imagens sintetizam diversos contrastes, tais como: posição entre os diversos elementos e relações de escala.
O equilíbrio é assimétrico. Para Gomes (2000 p. 60), “A assimetria é ausência da simetria.” Ou seja, nenhum dos lados opostos são iguais, ou mesmo semelhantes, em nenhum dos eixos de referência: horizontal, vertical ou diagonal.



[1]  Texto Minas em Pauta:  http://minasempauta.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário