sábado, 2 de janeiro de 2016

Liberdade

                                                       
                                                                     Legenda: Artista: Ricardo Carvão Levy
                                                                            Data: 1991
                                                                            Local: Praça da Liberdade
                                                                             Fonte: foto arquivo pessoal
                                                                                   
         De acordo com Teixeira (2006 p. 68), “O artista descreve a obra como minimalista de formas soltas, que mostra a síntese, a pureza, a essência, a harmonia e o bem-estar.” A obra em seus planos formais permite a cada ângulo uma nova visão.
         Com 1,5 m de altura, o monumento esculpido em aço sobre um pedestal de hematita de Itabirito foi instalado na Praça da Liberdade, em 12 de dezembro de 1991, 94º aniversário da cidade, durante uma cerimônia de reabertura da praça, por meio do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Minerações Brasileiras Reunidas – MBR.
         A peça foi construída a partir de um retângulo, que recebe no seu interior um corte na diagonal. O afastamento entre as suas partes se dá por uma pequena torção capaz de alterar a rigidez dos planos em uma suave sinuosidade. 

         A escultura que apoia um de seus vértices desenha no espaço uma forma dinâmica e coerente. Gomes (2000 p. 82) esclarece que “a coerência se caracteriza por uma organização visual do objeto, onde o resultado formal se apresenta absolutamente integrado e harmonioso em relação ao seu todo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário