quinta-feira, 30 de abril de 2020

Figura Alada



Legenda:
Artista: José Alves Pedrosa
Data:1943
Local: Museu de Arte da Pampulha - MAP
Foto: Bruno Rivelli


Conforme BARBOSA[1], “a obra foi originalmente projetada para a Casa do Baile (...) por encomenda de Juscelino Kubstheck”. Relata também, que “a escultura se insere no projeto modernista brasileiro, à medida que se aproxima da obra do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Burle Max”.

De acordo com Pessoa, "a  peça feita em bronze traz uma figura feminina que emerge das ondas que a tocam diretamente no braço esquerdo e nas duas pernas – região superior da coxa. A base parcialmente encaixada na região superior da coxa esquerda, não somente alonga a estrutura como suspende no ar a perna direita".(PESSOA, 2017, p. 99)

De forma estilizada, a escultura apresenta sinuosidade e volume em movimento contínuo. Convida o espectador a girar e apreciar todos os seus ângulos, além de poder ser tocada.

A escultura encontra-se em frente ao MAP, conforme informações do Portal São Francisco, "funcionou como cassino, o primeiro da cidade, até ser fechado em 1946, devido à proibição do jogo no país. Passou a funcionar como museu em 1957, quando era conhecido como Palácio de Cristal. Suas instalações possuem biblioteca, loja de souvenirs, café e salas de multimídia. O acervo do MAP é constituído de 900 obras” (Portal São Francisco, S/D).

O MAP foi o primeiro projeto de Niemeyer na Pampulha, influenciado pelos princípios de Le Corbusier. Os jardins de Burle Marx são uma homenagem ao verde tropical.

[1] Portal o Tempo, 21/12/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário