domingo, 26 de abril de 2020

Tiradentes - 3a Homenagem



Legenda:
Artista: Leo Santos
Data: 2014
Local: Praça da Assembleia - em frente ao Holl da Bandeira
Foto: acervo pessoal


Essa estátua é mais uma homenagem ao, Joaquim José da Silva Xavier, feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais por ocasião do feriado de 21 de abril, data de sua morte em 1792.
Joaquim José da Silva Xavier 1746/1792, nascido na Fazenda do Pombal, Minas Gerais, além de um dos representantes da Inconfidência Mineira, foi influenciador dos ideais de Independência do Brasil, o que o transformou em símbolo de liberdade. Consoante a essa informação, constante no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG (2014), escreve, "buscava libertar Minas Gerais da dominação portuguesa e, inspirado pelos ideais iluministas da França e da Independência dos Estados Unidos, instituir a república na região. Foi condenado à morte, sentença cumprida em 21 de abril de 1792. Atualmente, Tiradentes é considerado o mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e patrono das polícias militares". (PORTAL ALMG, 2014)

O monumento foi criação do artista plástico Leo Santana. Realizado em bronze, com 180 kg e com 1,78 de altura, está localizado em frente ao Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A forma da estátua é uma configuração do real. Conforme Gomes (2000), "a representação real dos objetos ou coisas de modo geral são os limites reais traduzidos pelos pontos, linhas, planos, volumes ou massa, ou seja, é um registro por meio de fotografias, ilustrações e pinturas figurativas, bem como, por meio de esculturas, estátuas, monumentos", (GOMES, 2000.p 46)

Na forma figurativa que representa Tiradentes, os curtos deslocamentos dos pés e o cruzamento dos braços nas costas deixam a escultura mais natural, atribuindo á estátua, um caráter mais sereno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário