quarta-feira, 29 de abril de 2020

Monumento aos Fundadores e Construtores de Belo Horizonte



Legenda:
Artista: Hildegardo Leão Veloso
Data: 1963
Local: Parque Municipal – Av. Afonso Pena - Centro
Foto: Bruno Rivelli


O Monumento aos Fundadores e Construtores de Belo Horizonte está localizado no Parque Municipal, na Av. Afonso Pena. O monumento foi planejado pelo Vereador Geraldo Portes que, no dia 27 de setembro de 1957, deu entrada a um projeto de lei, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, com o intuito de que fosse feito na capital, um monumento em memória dos fundadores e construtores de Belo Horizonte.

O Projeto de Lei nº 103/57 sofreu algumas emendas, foi votado e aprovado e a redação final ficou a cargo do Dr. Raul Pedreira Passos. A autorização para a construção do monumento foi sancionada pelo prefeito Celso Mello de Azevedo, através da Lei nº 672, de 21 de dezembro de 1957. Mas, somente na gestão do prefeito Amintas de Barros, o projeto do monumento proposto foi executado, sendo que o art. 4º referente à concorrência pública não prevaleceu e o próprio prefeito organizou e convocou uma comissão encarregada da construção, composta, entre outros, por Djalma Andrade e Marco Matosche.

O grupo de esculturas foi composto por formas realistas, isto é, o registro real, representadas pelos bustos do governador Augusto de Lima, que propôs a mudança da capital de Ouro Preto para BH; de Afonso Pena, que oficializou a construção da nova capital; de Bias Fortes, governador que a inaugurou; e de Aarão Reis, engenheiro construtor da cidade.

A seguir, uma breve explicação das personalidades que compõem o grupo de esculturas:

Antônio Augusto de Lima, nascido em Nova Lima - MG, 1858-1934. Formou-se em Direito, destacou-se na área de Letras e Política. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, sendo eleito seu presidente em 1928. Na carreira política, como governador provisório, transferiu a capital mineira de Outro Preto para Belo Horizonte e foi eleito deputado Federal em 1906.

Afonso Augusto Moreira Pena, nascido em Santa Bárbara - MG, 1847-1909. Formou-se em Direito, exerceu mandatos de deputado pelo Estado de Minas Gerais, ocupou alguns ministérios como da Guerra; Agricultura; Comércio; Obras Públicas e da Justiça. Foi o primeiro governador de Minas Gerais a ser eleito pelo voto direto. Também senador, depois, presidente da república, entre 1906 a 1909. 

Chrispim Jacques Bias Fortes nasceu em Barbacena - MG, 1847-1917. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, foi deputado, senador e governador do Estado de Minas Gerais, entre os anos 1894 a 1898. Em seu mandato de governador, oficializou a instalação da nova capital de Minas Gerais – Belo Horizonte

Aarão Leal de Carvalho Reis nasceu em Belém do Pará - PA, 1853-1936. Formou-se em Ciências Físicas e Matemáticas, foi ministro da Fazenda, além de ocupar o lugar de engenheiro-chefe na construção da nova capital mineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário