quarta-feira, 29 de abril de 2020

Juscelino Kubitschek de Oliveira



Legenda:
Artista: Vilma Noel
Data: 1992
Local: Parque Ecológico do Sion, Parque JK, final da Av. Bandeirantes
Fonte: foto acervo particular

Estátua de bronze, sob um pedestal de mármore, tem, em sua extensão total, três metros de altura. Foi criada pela artista Vilma Noel e representa, de forma realista, o grande líder do desenvolvimento mineiro e nacional.

A homenagem foi feita pelo Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais S/A, em comemoração aos seus 90 anos, por intermédio do BDMG Cultural, em 28 de novembro de 1992.

Conforme Teixeira (2008), apud Brant 2015, SP, “as estátuas são consideradas verdadeiros objetos de arte que dialogam com a cidade, e cada uma delas guarda em si pedaços da história do lugar”.

Juscelino Kubitschek de Oliveira, mais conhecido como JK, nasceu em Diamantina, em 190, Foi médico e político de carreira. Na década de 40, Juscelino tomava posse como novo prefeito de Belo Horizonte, no dia 18 de abril. Sua meta era promover o progresso em tempo recorde.

Conforme descrito no Portal São Francisco: "a infraestrutura adotada pelo novo prefeito, levou a construir o que viria a ser um marco na economia e na indústria e colocaria Belo Horizonte em pé de igualdade com as grandes cidades brasileiras: a cidade Industrial. Juscelino Kubistchek contratou um jovem recém-formado arquiteto, Oscar Niemeyer, para desenvolver um projeto urbanístico para a lagoa da Pampulha. Logo aprovado. O projeto constava de quatro obras: a Igreja Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Cassino e o Iate Clube" (PORTAL SÃO FRANCISCO, S/D).

Foi o 20º presidente do Brasil entre os anos de 1956 e 1961. Um dos seus grandes feitos, a construção de Brasília, marcou a transferência da capital federal, até então no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário