quinta-feira, 30 de abril de 2020

Leão I e Leão II




Legenda:
Artista: Antônio Folini
Data: s/d
Local: Praça Rui Barbosa
Foto: Bruno Rivelli


Os dois leões fazem parte dos primeiros monumentos, “as estátuas Tigres e Leões”, que foram instaladas em 1906, por ocasião da inauguração da Praça Rui Barbosa. A construção da praça teve início em 1904 e, dessa época, destacam-se até hoje, nos jardins, os dois leões em mármore, encomendados ao artista belga Folini. 

De acordo com informações da CAU/BR, "a Praça da Estação pode ser considerada o ponto de ignição da cidade planejada de Belo Horizonte, seu primeiro espaço histórico. Em 1897, data da fundação da cidade, todos os novos moradores e trabalhadores chegavam pela estação de trem, tornando a praça adjacente uma espécie de porto seco. Este local foi o núcleo urbano inicial da nova capital das Minas Gerais" (CAU/BR, S/D).

A praça passou por uma reforma e foi reinaugurada em 1926. As estátuas Tigres e Leões, datadas de 1906, foram incorporadas à praça Rui Barbosa por ocasião da inauguração. Hoje, as estátuas, que estão expostas na praça, são réplicas. As originais podem ser vistas no Museu de Artes e Ofício, nesta mesma Praça e no Iepha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário