domingo, 26 de abril de 2020

Vaca de Concreto "Aeronauta"




Legenda:
Artista: Marcelo Nitsche
Data: 1981
Local: Rua Leopoldina próximo n° 62
Fonte: foto acervo pessoal


De concreto, a vaca foi criada pelo artista Marcelo Nistchi, resultado de uma premiação que lhe conferiu o 2º lugar no concurso Intervenção, do XII Salão Nacional de Arte, promovido pelo Museu de Arte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Belo Horizonte.

O Projeto foi realizado em 02 de fevereiro de 1981, em um dos quarteirões fechados da praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte – MG. Santos (1999), ao se referir à vaca de concreto, diz:

Também caio, e sinto que meu corpo de vaca aérea começa a se desintegrar [...]. O leite se vaporiza [...] vai se adensando, primeiro sobre a América, depois Brasil, então Minas Gerais, Belo Horizonte, o bairro Santo Antônio, a rua Leopoldina (SANTOS, 1999, 111).

A obra foi transferida para a rua Leopoldina, no dia 06 de fevereiro de 1981. Os moradores receberam tão bem a ideia, que resolveram criar uma associação para proteger a escultura. Desde 2010, a associação convida artistas para pintá-la anualmente, durante o período de carnaval. Razão pela qual estamos sempre sendo surpreendidos por novas pinturas sobre sua superfície. Normalmente, as pinturas são de cunho social, como foi a “vaca atolada” pintada em protesto ao desastre ambiental de Mariana, por ocasião do rompimento da barragem..

Nenhum comentário:

Postar um comentário