domingo, 26 de abril de 2020

Tiradentes - 2a Homenagem




Legenda:
Artista: José Synfronini de Freitas Castro
Data: 1993
Local: Praça Mendes Júnior – em frente PMMG
Foto: Bruno Rivelli


Joaquim José da Silva Xavier, 1746/1792, nascido na Fazenda do Pombal, Minas Gerais, além de um dos líderes da Inconfidência Mineira, foi um dos representantes dos ideais de Independência do Brasil, cujo símbolo era liberdade. 

Segundo informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, 2014, a escultura foi criada pelo artista plástico José Synfronini de Freitas Castro, a partir de estudos realizados por coronéis historiadores da Polícia Militar de Minas gerais. 

Sobre essa representação Brant (2015), "traz o inconfidente sem barba e cabelo comprido. Segundo os historiadores, em época de execução pública, entendia-se que nada num condenado poderia esconder ou perturbar a imagem do instrumento do castigo (a forca), portanto, a vítima não poderia ser barbuda" (BRANT, 2016, [S.I.]

O estudo para a realização da estátua foi aprovado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, por parecer validado do ponto de vista estético e histórico.

A estátua expressa o conceito de representação do real, como Gomes (2000, 46), salienta: “a representação real dos objetos [...] são os limites reais traduzidos pelos pontos, linhas, planos, volumes ou massas, ou seja, é o registro por meio [...] de esculturas, estátuas, monumentos...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário